Uma doença autoimune traz condições complexas e muitas vezes subestimadas, nas quais o sistema imunológico ataca erroneamente as próprias células e tecidos do corpo. Por isso, identificar uma doença autoimune pode ser um desafio, pois os sintomas podem variar amplamente e se sobrepor a outras condições de saúde.
Então, como você pode reconhecer os sinais de uma doença autoimune? Nós do Laboratório Emilio Ribas vamos te explicar.
PASSO 1: Os primeiros sinais
As doenças autoimunes podem afetam qualquer parte do corpo, resultando em uma variedade de sintomas.
Alguns dos sintomas mais comuns incluem a fadiga persistente, dores nas articulações, inflamação constantes, erupções cutâneas, febre recorrente, sensibilidade à luz solar, distúrbios gastrointestinais, além de outros sintomas complexos como os neurológicos e psicológicos.
PASSO 2: Opinião médica
Existem casos em que pacientes com doenças autoimunes observam padrões recorrentes de sintomas inexplicáveis ou persistentes nas articulações, mas aprendem a conviver com as doenças.
Especialistas afirmam que sentir dores incessantes não é normal e por no menor sinal de dores, é importante buscar um acompanhamento médico para investigar as possíveis causas e realizar os exames necessários para um diagnóstico mais efetivo.
PASSO 3: Busque conhecer o seu histórico familiar
Conhecer o histórico familiar é importante, pois em casos em que há o relato de doenças autoimunes como lúpus ou a celíaca na família, há um maior risco de desenvolver uma doença semelhante.
Normalmente, isso independerá do grau de parentesco, por isso, como prevenção busque conhecer o seu histórico familiar, e em casos afirmativos da doença na família, relate ao seu médico.
PASSO 4: Faça seus check-ups
É importante fazer o acompanhamento da sua saúde com um médico de confiança e manter os seus exames em dia. Pois, por meio de exames solicitados em consultas, como o de sangue, é possível identificar a presença de anticorpos e inflamações responsáveis por doenças autoimunes.
Além do exame de sangue de outros podem ser solicitados para o diagnóstico como os de imagem que mostram uma análise detalhada dos órgãos e também biópsias que analisam tecidos.
Identificar uma doença autoimune pode ser um processo desafiador, mas estar ciente dos sintomas e fatores de risco ajuda na detecção precoce e no gerenciamento eficaz da doença.
Portanto, se você estiver observado dores persistentes ou alguns dos outros sintomas relatados anteriormente e descobrir algum histórico familiar de doença autoimune, não hesite em buscar um diagnóstico médico, pois quanto mais precoce ele for feito e o tratamento adequado for aplicado, melhor é a qualidade de vida de quem precisa conviver com uma doença autoimune.
Conte com o Laboratório Emilio Ribas para fazer os seus exames com a segurança e agilidade que você precisa.